

PROJETO CAPELANIA ESPÍRITA
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO VISITADOR ESPÍRITA!

NOVA DATA:
de 27/02 a 24/04
I ACOLHER
I Curso para Voluntários
Visitadores Espíritas:
CAPELANIA EM DOMICÍLIO
De 27/02 à 24/04/25
Quintas-feiras, das 20h às 21h
Curso Online
Curso Online
Inscreva-se pelo email:
PÚBLICO - ALVO
Dialogadores em trabalho de atendimento espiritual e espíritas que visitam doentes em domicilio, Interessados em conhecer abordagens da dimensão espiritual na interface entre a ciência e a doutrina espírita.
AULAS PROGRAMADAS
-
O paradigma médico- Espirita
-
Espiritualidade e religião: Conceitos e avaliação da dimensão espiritual
-
O enfermo, a família e o cuidador - aspectos emocionais
-
A relação do homem com a doença e a morte ao longo da história
-
R.I.M.E: ressignificando a dor espiritual
-
Diálogo com a dor: o espaço interior
-
Obreiros da vida eterna. André Luiz/ Francisco C. Xavier
-
O passe espírita no contexto do sofrimento espiritual
-
A evangelho- terapia: da lei mosaica à lei do amor
-
Projeto Capelania Espírita da AMEC: um modelo de trabalho.
O tempo modificou os costumes, a cultura e a tecnologia mas a moral e a ética divinas permanecem imutáveis e assim, seguindo o movimento nacional da AME-Brasil que incentiva a implantação da Capelania Espírita, a AMEC apresenta a sua proposta de Capelania Espírita, onde busca englobar as possibilidades de atuação através dos preceitos da Doutrina dos Espíritos em âmbito domiciliar e hospitalar, dentro do conceito de capelania, em prol daqueles que se encontram enfermos.
Por entendermos a solidariedade e fraternidade como benéfico medicamento tanto para quem recebe como para quem pratica este projeto não exclui ninguém, entendendo cada irmão disposto a doar seu tempo e carinho a outrem como valioso trabalhador seja qual for o seu perfil ou possibilidade, lembrando que o maior potencial é aquele oriundo da alma, do amor silencioso de quem no silêncio e anonimato do seu íntimo ora por aqueles que agem no campo físico e propicia a estes condições materiais e espirituais para prosseguir.
Cabe a nós a vontade e perseverança na ação. A extensão desta ação e o seu tempo de implantação se encontra a cargo dos benfeitores que nos seguem e amparam em nome de Jesus.
-
Capacitar voluntários a atuar como visitadores espíritas em instituições vinculadas à AMEC ou em suas próprias casas espíritas.
-
Contribuir com a humanização das ações em saúde através do conhecimento religioso espírita, amparando através da doutrina pacientes e familiares de maneira discreta e eficiente, sem proselitismo.
-
Promover a fraternidade aproximando o trabalhador espírita voluntário de irmãos em sofrimento físico, emocional, social e espiritual.
-
Promover a solidariedade apoiando os trabalhadores na área de saúde e as instituições de saúde em geral.
-
Levar aos irmãos enfermos internados ou em atendimento em domicílio o acolhimento, o carinho e o esclarecimento à luz da Doutrina Espírita.
-
Contribuir com o tratamento através da terapia complementar espírita que inclui o passe, irradiações e água fluidificada.
-
Assistir às famílias enlutadas na compreensão deste momento, contribuindo assim também, com a adaptação do espírito desencarnante à nova condição no plano espiritual
-
Trabalhadores espíritas voluntários com idade igual ou superior a 18 anos, que tenham conhecimento da doutrina através de curso regular, oferecido por instituição espírita segundo a doutrina codificada por Allan Kardec, interessados em atuar nas diferentes atividades ligadas à Capelania Espírita segundo este projeto, que tenham realizado o curso de capacitação oferecido pela AMEC. O voluntário poderá ser selecionados para uma das seguintes atividades dentro da AMEC: Capelania Espírita Domiciliar, Capelania Espírita Hospitalar ou Grupo de Apoio Logístico e Espiritual, ou então atuar junto à sua própria casa espírita.
-
Associados da AMEC em seus diversos departamentos.